Ampliando suas oportunidades, FESPA Brasil Forum 2018

Na manhã da última quinta-feira, 4, a Fotobras esteve presente no FESPA Brasil Fórum 2018. O primeiro de uma série de eventos que tem o intuito de reunir empresários do mercado gráfico para enfim discutir o futuro do ramo e as oportunidades nos tempos de crise.

Organizadores do evento convidam o público a encarar o fórum como um “esquenta” para a FESPA 2019, feira mundialmente reconhecida pelos profissionais do ramo de impressão digital, que ocorrerá dos dias 20 a 23 de Março de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com palestra ministrada por Alexandre Keese, Diretor da FESPA, o evento apresenta foco na fase atual do segmento. Que ainda se recupera vagarosamente da crise, apostando e muitas vezes encontrando na impressão digital oportunidades para voltar a crescer. Portanto foram apresentados os resultados da pesquisa Print Census 2018, maior pesquisa sobre impressão digital realizada ao redor do mundo. Pois seja para quem espera desenvolver uma solução integrada a seus clientes ou quem busca otimizar o alcance dos esforços de marketing, o uso dos resultados de forma eficiente pode trazer oportunidades de nichos pouco explorados pelo mercado gráfico.

 

As principais descobertas do Print Census 2018

Otimismo para o futuro – 83% dos entrevistados dizem estar otimistas com o futuro de seus negócios. Porque atualmente, a impressão digital representa 44% do total das receitas, e a previsão é passar de 50% dentro dos próximos dois anos.

Demandas personalizadas por cliente – Disponibilizar serviços direcionados para o cliente é uma prática que cresceu muito nos últimos 3 anos, pois vemos que 72% dos entrevistados reportaram aumento da demanda por rápido retorno, 61% vêem demanda crescente por baixas tiragens e 59% notaram expectativas crescentes de entrega rápida.

Investimento digital – Respondendo à demanda apresentada no quesito anterior, empresários do mercado gráfico afirmam estar constantemente buscando investimentos estratégicos em tecnologia digital para conseguir suprir o aumento pelo rápido retorno. Portanto, diante de padrões de evolução tecnológica observamos que o uso das tecnologias UV, Latéx e Sublimação está crescendo, 27% dos entrevistados no segmento sign and display, planejam comprar uma impressora inkjet cura UV e mais 18% estão planejando investimento digital em látex ou rolo a rolo UV. O critério de compra que mais predomina é a produtividade.

Indústria têxtil – É um segmento crescente, porém ainda tem sua produção dominada por processos analógicos. Entretanto, 56% dos impressores focados em têxtil afirmam ter feito investimento digital, e 19% planejam fazer no período de dois anos. 69% consideram velocidade de produção uma prioridade de investimento. Impressores esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil some 12% nos próximos dois anos.

 

Reunindo pessoas de diversas empresas num só lugar, o evento é uma oportunidade perfeita para o networking e também para a troca de experiências.

Ficou com vontade de participar? A inscrição é gratuita, confira no site https://www.fespabrasil.com.br/forum/index/inscrevase